Com a produção em massa de computadores com monitores LCD, os monitores CRT começaram a ser excluídos e substituídos, provocando uma grande demanda de “lixo” desses equipamentos. Gabinetes também foram sendo atualizados com equipamentos mais recentes no mercado, e os antigos substituídos. Diante do problema, o Projeto Redenção resolveu aplicar, na Escola Técnica Redentorista – ETER, uma possibilidade para reciclagem desses materiais, já que a instituição que tem um galpão cheio de sucata e lixo eletrônico e não sabe qual destino dá a esses produtos não mais usados. A ideia é transformar carcaças de gabinetes e monitores em lixeiras personalizadas, com cores que dividem os materiais em seus seguintes componentes, para a coleta seletiva e consequêntemente, a reciclagem. Foi criado um conjunto de lixeiros, a partir de 5 monitores (CRT), que ficaram no pátio externo da Escola Técnica Redentorista – ETER, com as seguintes denominações: verde (vidro), azul (papel), amarelo (metal), branco (orgânico/não-reciclável), e vermelho (plástico); e outro conjunto, só que com carcaças de gabinetes, para serem colocados na cantina da instituição.
O Projeto Redenção, realizado por alguns alunos do Curso Técnico em Informática, da Escola Técnica Redentorista - ETER, da cidade de Campina Grande, Paraíba, vem com o intuito de conscientizar a população para os usos das tecnologias, enfatizando o 'destino' que estes meios levam quando se tornam desnecessários.
Esta proposta será executada a partir da criação de mecanismos online, para que possamos disponibilizar materias didáticos que servirão como fonte de pesquisa e estudo para a conscientização de um consumo consciente como uma prática de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário